Geometria Descritiva A é uma disciplina teórico-prática que visa um pensamento organizado, sistemático e rigoroso. Para que as suas aprendizagens sejam eficazes, é necessário um método de transmissão de conhecimentos que simplifique a complexidade dos conteúdos, promova o desenvolvimento da visualização espacial e exercite o pensamento geométrico. Seguindo estas diretrizes, as temáticas da disciplina foram organizadas de forma a promoverem o desenvolvimento das capacidades de visualização espacial, com a apresentação de exemplos práticos, e a complexidade dos conteúdos foi simplificada de modo a que fossem mais facilmente assimilados, acrescentando propostas de exercícios de aplicação das matérias lecionadas para fortalecer a eficácia das aprendizagens.
No caso do 10.º ano/1.º ano de formação, as aprendizagens centram-se no conhecimento do referencial de representação e alfabetos dos diversos elementos geométricos, iniciando deste modo o domínio da linguagem geométrica e respetiva representação. Quanto ao 11.º ano/2.º ano de formação, o foco é o aprofundamento do que foi apreendido anteriormente com aumento da complexidade dos exemplos, acrescentando mais conteúdos temáticos. Para que as aprendizagens sejam eficazes, é necessário um método de transmissão de conhecimentos que simplifique a complexidade dos conteúdos, promova o desenvolvimento da visualização espacial e exercite o pensamento geométrico.
Embora, não sendo a única disciplina a contribuir para o desenvolvimento da inteligência espacial dos alunos. A disciplina de Geometria Descritiva A proporciona, pela sua especificidade, o desenvolvimento de competências permansivas necessárias à perceção e visualização espaciais, à orientação e rotação mentais e a todas as relações inerentes às questões de espaço.