História

Enquadramento das disciplinas de História e Geografia de Portugal, História, História A, História B e História da Cultura e das Artes (CCH e EP).

A área curricular de História é reconhecida como uma daquelas em que mais se evidenciam os valores que uma sociedade cultiva e pretende transmitir. Como tal, é basilar na construção do conceito de cidadania. O estudo e conhecimento do passado constitui um domínio do conhecimento que as comunidades humanas, sem exceção, têm valorizado. Seja sob a forma do mito ou do simples relato, seja sob a da investigação e interpretação crítica e criteriosa, a relação das comunidades humanas com a temporalidade é incontornável. Podemos mesmo afirmar que sem noção de devir histórico, não pode haver planeamento, construção ou visão prospetiva nas sociedades.

A elaboração dos blocos pedagógicos temáticos de História (História e Geografia de Portugal, História, História A, História B e História da Cultura e das Artes) apresentados no âmbito do #EstudoEmCasa teve em conta estas considerações, enquadradas com as Aprendizagens Essenciais (AE), por forma a sistematizar os conhecimentos, capacidades e atitudes que o aluno deve revelar em cada unidade didática, de acordo com o previsto nos principais documentos curriculares orientadores. Também se procurou articular esses blocos com os descritores do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Na apresentação dos blocos, recorreu-se à utilização de documentos de diversa índole (pequenos vídeos, documentos escritos, mapas, visitas virtuais a museus e arquivos), mas também a entrevistas a personalidades da sociedade civil e/ou da comunidade académica. Procurou-se destacar a importância de situar cronológica e espacialmente os acontecimentos; identificar e caracterizar processos relevantes, relacionando-os com os contextos que lhes deram origem; relacionar a história de Portugal com a história europeia e mundial; e problematizar as relações entre o passado e o presente, promovendo um olhar crítico e fundamentado sobre este.

Em alguns momentos foi possível criar Domínios de Autonomia Curricular com outras disciplinas como as Ciências Naturais, Economia, Português e, em particular, com Cidadania e Desenvolvimento. Para além disto, integraram-se temas-problema da disciplina de Área de Integração dos cursos profissionais. Considerando a especificidade do projeto #EstudoEmCasa, todos os blocos têm propostas de resolução de tarefas para permitir a autorregulação das aprendizagens.

Resumindo, as disciplinas de História e Geografia de Portugal, História, História A, História B e História da Cultura e das Artes reúnem um conjunto de blocos temáticos que promovem a recuperação, desenvolvimento e consolidação das AE, abrindo ainda caminho a outras abordagens e estimulando o desenvolvimento do trabalho autónomo dos alunos com um conjunto de recursos pedagógicos temáticos organizados. Deles se espera que possam apoiar o trabalho a desenvolver pelos alunos, seja ele autónomo, ou mediado pelos docentes nas escolas.

5.º e 6.º anos – História e Geografia de Portugal

Blocos Pedagógicos Temáticos
Planificação Anual

7.º e 8.º anos – História

Blocos Pedagógicos Temáticos
Planificação Anual

9.º ano – História

Blocos Pedagógicos Temáticos
Planificação Anual

10.º ano – História A

Blocos Pedagógicos Temáticos
Planificação Anual

10.º ano – História B

Blocos Pedagógicos Temáticos
Planificação Anual

11.º ano – História A

Blocos Pedagógicos Temáticos
Planificação Anual

11.º ano – História B

Blocos Pedagógicos Temáticos
Planificação Anual

10.º ano / 1.º ano de formação – História da Cultura e das Artes

Blocos Pedagógicos Temáticos
Planificação Anual

11.º ano / 2.º ano de formação – História da Cultura e das Artes

Blocos Pedagógicos Temáticos
Planificação Anual

12.º ano – História A

Blocos Pedagógicos Temáticos
Planificação Anual