Leitura e Escrita e Hora da Leitura

Apesar de mão constituir uma disciplina do sistema de ensino português, a área disciplinar da Leitura e Escrita e de Hora da Leitura veio conferir valor ao projeto #EstudoEmCasa, na medida em que contemplou domínios e competências transversais do currículo da Escola portuguesa e contribuiu para reforçar e estimular as “capacidades” comunicativas dos alunos e os seus conhecimentos culturais (conhecimentos sobre literatura, artes plásticas, história, entre outros). Recorde-se que comunicar melhor, estar bem informado, desenvolver a dimensão humanística, crítica, estética e criativa dos alunos são objetivos inerentes ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e à Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, além de se associarem a “Conhecimentos, capacidades e atitudes” direta ou indiretamente preconizados nas Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas.

Tanto nos blocos pedagógicos e temáticos de Leitura e Escrita dos 2.º e 3.º ciclos como nos do Ensino Secundário, investiu-se em atividades e em conteúdos que tivessem uma relevância transversal a todo o currículo do aluno e que se traduzissem num ganho pessoal para o estudante. Pretendeu-se que os jovens desenvolvessem o gosto para a leitura e a sua destreza de leitores no espírito de “ler para aprender” (ou ler como ferramenta privilegiada para aprender). Na vertente da escrita, privilegiou-se um trabalho de âmbito multidisciplinar, propondo estratégias de escrita, dando a conhecer as características de géneros textuais (literários, mas, sobretudo, não literários) e sugerindo formas de ler e escrever textos de natureza diversa. Daqui se depreende que, sempre que foi relevante, se aliou, no tratamento dos conteúdos, uma componente mais conceptual e teórica a uma dimensão prática, a qual acabou por ganhar preponderância. Como o próprio nome da área curricular indica, ler e escrever são atividades complementares, pois ler mais contribui para escrever melhor e desenvolver a escrita permite ler com mais propriedade. Na verdade, até a oralidade foi contemplada quando, a título de exemplo, se apresentaram indicações e sugestões sobre como fazer uma apresentação oral – atividade importantíssima para todas as disciplinas do currículo e passível de avaliação.

Para concretizar os objetivos anteriormente expostos, as docentes desta área disciplinar dinamizaram atividades inovadoras e criativas que só um projeto com os meios e o alcance do #EstudoEmCasa consegue realizar: entrevistas a escritores e a artistas sobre a importância da leitura e da escrita, apresentação de livros, iniciativas do âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), atividades de análise e de reflexão sobre textos literários e não literários, partilha de estratégias de escrita de diferentes tipos de texto, encenações de excertos de obras literárias, “visitas de estudo” a lugares com relevância para a área curricular, jogos lúdicos e didáticos no âmbito dos domínios da leitura e da escrita, entre outras.

No 1.º ciclo, a área curricular recebeu o nome mais apropriado de Hora da Leitura e as atividades – de carácter eminentemente lúdico – foram desenvolvidas a pensar na formação de um público leitor e não diretamente (mas também) no desenvolvimento do domínio da escrita. No ensino secundário, as atividades desenvolvidas tiveram como público-alvo tanto os alunos do ensino geral como os dos cursos profissionais.